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Aniversariante do mês: PEDRO ROMANHA, dia 30 de Janeiro
PEDRO ROMANHA, dia 30
Isotônico Caseiro

Receita:

- 01 limão
- 01 pitada de Bicarbonato de Sódio

Como fazer:

Simples: esprema o limão, coloque uma pitada ou duas de Bicarbonato de Sódio e misture isso com água, suco natural, suco de saquinho (tang, k-suco, fresh, etc). Este composto tem o mesmo efeito do Gatorade para atividades com mais de uma hora de duração.
Você também pode misturar com suco, pois com água fica sem graça e o suco é mais gostoso de tomar para quem está há mais de uma hora em atividade física.


Vai fazer atividade física?...beba água!

Se você está pensando em sair para uma corridinha, seja treino ou competição, não deixe de beber água antes, durante e depois.

Mas antes que diga: “vou beber água para me hidratar...”, gostaria de esclarecer alguns detalhes:

Uma vez que a água proporciona um bom funcionamento do organismo, preserva as funções fisiológicas, transporta os nutrientes e principalmente regula a temperatura corporal, a água, definitivamente, não hidrata!

Lembra-se da composição da água? H2O...portanto tem 2 moléculas de hidrogênio e 1 de oxigênio e para que pudesse hidratar, precisaria de potássio, cálcio e principalmente sódio na sua composição.

Para realmente repor os minerais que perdemos, principalmente na atividade física, através do suor e para evitar uma desidratação é necessário ingerir isotônicos que possuem sais minerais necessários ao nosso organismo.

Além dos diversos isotônicos industrializados, é bom lembrar que a água de côco é uma ótima bebida hidratante. Humm...! Geladinha...!

A ingestão de isotônicos deve ser feita por quem efetivamente pratica atividade física. O consumo demasiado de isotônicos sem que pratique atividade física, pode trazer problemas de saúde, como cálculo renal.

Se você realmente vai correr, comece a beber seu isotônico antes da atividade, beba durante e depois também.

Mas que quantidade?

Antes: 2 horas antes do treino ou da prova, beba aproximadamente 500ml.

Durante: a cada 15-20 minutos beba de 120 a 200ml.

Depois: após o treino ou prova, beba ao menos 500ml.

Dicas e curiosidades:

- Independente da atividade física, beba no mínimo 2 litros de água no decorrer do dia;
- Durante a prática esportiva, não exagere na ingestão de nenhuma bebida, isso pode alterar a viscosidade do sangue e dificultar o transporte de oxigênio para as células, isso pode causar mal estar, desmaio e até mesmo a morte;
- A água hidrata naturalmente a pele. Os hidratantes artificiais não repõem a água perdida pelo organismo;
- A água está presente na manutenção e multiplicação celular e na formação de secreções, como lágrimas;
- A água previne doenças. Tomar água evita a formação de cálculos renais, impedindo a cristalização de sais que passam pelos rins;
- Os líquidos ajudam o funcionamento do intestino, fazendo murchar a barriga. A famosa barriguinha pode ser conseqüência de gases acumulados;
- Para os obesos, ela é imprescindível, pois acelera o funcionamento dos rins, evitando a retenção de água e inchaço das pernas;
- Previne a celulite;
- Conhece um isotônico caseiro? 250ml de água, uma pitada de sal e uma colher de sobremesa de açúcar. Lembrou? Isso mesmo! Soro caseiro.

Vamos resumir para que tudo fique bem claro:

Água: deve beber antes, durante e depois da corrida para, principalmente regular a temperatura do corpo.
Isotônico: alterne a ingestão com a água para que reponha os sais minerais perdidos no suor evitando assim uma desidratação.

Até mais!

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SOPHIA FERNANDES, categoria Arco Recurvo Mira, Associado